Film Diary - Fotografia analógica no Japão

27 DE MAR DE 2025
Se tem um lugar onde a fotografia analógica nunca perdeu espaço, esse lugar é o Japão. Lá, fotografar com filme sempre fez parte do dia a dia de muita gente. Andando pelas ruas, é fácil encontrar pessoas carregando câmeras antigas de todos os tipos e formatos, seja para trabalhos profissionais ou apenas para curtir o processo. O legal é que não importa se é uma point & shoot simples ou uma médio formato sofisticada, a vibe analógica está por toda parte.
Durante minha viagem, não tive tanto tempo para explorar muitas lojas especializadas, mas, claro, não podia deixar de visitar a Kitamura Camera, em Tóquio. E para minha surpresa, encontrei a Camera Naniwa, em Quioto, coincidentemente perto do meu hotel – uma surpresa ótima para quem não queria perder a chance de conferir mais uma loja. Esses lugares são o paraíso para quem ama fotografia analógica, é difícil se segurar e não levar a loja inteira, com câmeras em perfeito estado (novinhas em folha) e com preços tentadores.
O Japão oferece uma infinidade de lojas especializadas além dessas, e, a qualquer momento, você pode se deparar com uma no meio do seu roteiro. Algumas são bastante conhecidas, como a Map Camera, a Lemonsha e a Katsumido Camera, enquanto outras, são mais discretas e localizadas em pontos menos visíveis da cidade, como a Chuko Camera Box.
Outro ponto que me chamou muita atenção foi a comunidade de fotógrafos analógicos. Existem diversos grupos que se reúnem para passeios fotográficos, compartilham experiências e até ensinam técnicas de fotografia ou revelação caseira. A fotografia analógica é um movimento forte e bem mais aquecido do que o que vemos por aqui no Brasil. E um dos perfis que mais gosto de acompanhar é o @tokyocamerastyle, que mostra o dia a dia da fotografia analógica no Japão e as câmeras incríveis que as pessoas ainda usam por lá, vale a pena seguir!
Foi uma experiência incrível, especialmente ao ver como o mundo analógico ainda faz parte do dia a dia de tantas pessoas.
Compartilho alguns cliques analógicos aqui!
Ainda existem muitos lugares e muitas pessoas que respiram a fotografia analógica, e o Japão é, sem dúvida, um dos melhores destinos para quem quer vivenciar isso bem de pertinho.
Se quiser trocar uma ideia, pegar recomendações de roteiros ou saber mais sobre as lojas que visitei, é só me chamar no Instagram @mabo.borges!
Obrigada, amantes de fotografia analógica, e até a próxima aventura!